Landing pages: o que é, como criar e exemplos de sucesso

Neil Patel
Espero que você goste desse artigo. Se você quer que meu time faça o seu marketing, clique aqui.
Author: Neil Patel | Co Founder of NP Digital & Owner of Ubersuggest
Published outubro 15, 2024

Eu quero contar uma história que vai te ajudar a entender o que é landing page e para que serve.

Vamos supor que você quer atrair mais pessoas para o seu negócio, o que é um desejo legítimo e comum.

Então, você percebe que pode fazer isso através do inbound marketing, o chamado marketing de atração.

Uma das formas de fazer isso é produzindo conteúdo relevante para que as pessoas possam encontrar você na internet e se interessar pelas suas publicações.

De forma bem resumida, é assim que inicia boa parte das vendas, em especial aquelas de caráter mais consultivo, como no mercado B2B.

Ou seja, o potencial cliente conhece a sua empresa e o que ela oferece, se interessa, é convencido a comprar e, assim, avança pelo seu funil de vendas e se transforma em um cliente de fato.

Só que o desafio da persuasão depende de você estabelecer um contato com o visitante.

Não basta ele dar uma espiada no seu blog ou perfil em rede social e nunca mais voltar.

Ele precisa se tornar um lead. Precisa fornecer ao menos o seu nome e e-mail para dar início ao vínculo com a sua empresa.

E aí, surge a grande questão: como fazer isso? Como capturar o contato do visitante, fazer dele um lead e, quem sabe, dar o primeiro passo para conquistar um novo cliente?

A resposta remete ao tema deste artigo: o segredo está em uma página de destino.

Essa é uma peça-chave para a sua estratégia.

Sem uma boa landing page, é provável que você perca valiosas oportunidades.

E aí, aqueles que visitam seu site ou blog serão apenas isso: visitantes e não clientes.

Quer virar esse jogo?

Então continue a leitura para descobrir o que é landing page, para que serve e como criar a sua!

E para não deixar de falar de marketing, é claro, preciso apresentar o material gratuito que meu time preparou para você. Aproveite todas nossas dicas para alcançar resultados!

O que é uma landing page?

Também conhecida como página de aterrissagem ou página de destino, uma LP pode ter dois significados.

O primeiro se refere a qualquer página que você acessa para entrar em um site.

Uma definição que pode ser encontrada, inclusive, na versão em inglês do Google Analytics.

Já o segundo, que é no qual vou me ater neste post, é sobre sua aplicação no marketing digital.

Por esse viés, uma landing page é uma página que tem como objetivo gerar conversões. Seja de cliente, lead ou oportunidade.

É a peça utilizada, por exemplo, para trazer o formulário que dá acesso ao usuário a um material rico, como ebook ou infográfico.

Nesse formulário, o visitante preenche dados básicos, mas suficientes para se tornar um lead e iniciar uma relação com a empresa, como nome e endereço de e-mail.

Com poucos elementos, ela geralmente possui apenas um call to action (CTA) de destaque, que serve para indicar a ação que você espera do usuário.

Assim, evita que o visitante que chegou a ela se distraia ou a abandone antes da conversão.

Neste ponto, já estou avançando sobre o tema do próximo tópico, no qual vou explicar o objetivo de uma LP.

Qual a diferença entre landing page e site?

Landing Page e site: quais as diferenças?

Antes de entrar em detalhes sobre a página de destino propriamente dita, preciso mencionar essa diferença importante entre landing page e site.

Como destaquei no tópico anterior, toda página inicial, ou seja, aquela que um usuário acessa pela primeira vez ao entrar em um site, pode ser considerada uma landing page.

Por outro lado, uma LP nem sempre faz parte de um site.

A diferença principal está no objetivo da sua construção.

Toda página elaborada visando à conversão é, por definição, uma página de aterrissagem.

Logo, um site pode ser uma página de destino, mas nem sempre o contrário acontece.

É necessário ter um site para criar uma landing page?

Resposta curta: não, não é! 

E vou lhe dizer por quê.

Hoje em dia, você não precisa de um site completo para criar uma landing page matadora. 

Na verdade, várias plataformas de criação oferecem ferramentas que permitem criar páginas totalmente independentes do seu site principal.

Essas plataformas funcionam como um “site instantâneo”, no qual você pode construir uma LP focada em conversão com poucos cliques. 

Tudo que você precisa é uma boa ideia, uma oferta irresistível e uma ferramenta para transformar isso em uma página visualmente atraente e otimizada para conversões.

Além disso, você pode hospedar diretamente nessas plataformas, sem precisar tocar no seu site ou lidar com programadores. 

Se você está testando uma campanha ou uma nova oferta, essa é a maneira mais rápida e prática de tirar sua página do papel e começar a atrair leads, viu?

Agora, se você já tem um site, integrar a LP nele pode dar um toque de profissionalismo e facilitar o SEO, mas não é obrigatório para começar a capturar leads. 

O importante é ter um caminho direto para levar seu público até a ação desejada!

Por que as landing pages são importantes?

Se você está levando a sério sua estratégia de marketing digital, precisa entender, argumentativamente, o poder das landing pages. 

Eu falo agora!

Aumento nas taxas de conversão

Landing pages são especialistas em uma coisa: converter. 

Diferente de páginas tradicionais de um site, que podem ter múltiplas distrações, elas são feitas para focar em um único objetivo — seja capturar um lead, vender um produto, ou oferecer um download. 

Essa simplicidade é o que eleva as taxas de conversão. 

Sem links desnecessários ou distrações, o visitante é levado direto ao ponto. 

E o resultado? 

Mais conversões e menos desistências.

Foco em objetivos específicos

O grande trunfo das landing pages é o foco total em um objetivo por vez. 

Se você quer aumentar assinaturas de uma newsletter, direcionar um público específico para uma promoção ou capturar leads de um webinar, a LP é sua melhor amiga. 

Isso acontece porque elas são desenhadas sob medida para a campanha que você está rodando, o que ajuda a aumentar as chances de sucesso. 

E, claro, quanto mais direcionada for a página, mais eficiente será a comunicação.

Experiência do usuário

Uma boa página de destino também oferece uma experiência de usuário otimizada. 

Não só pela simplicidade, mas porque elas são criadas para serem rápidas, responsivas e objetivas. 

Isso melhora a usabilidade e faz com que o visitante entenda rapidamente o que precisa fazer. 

O design clean, as chamadas para ação claras e a navegação intuitiva fazem com que o usuário se sinta guiado ao longo da página, culminando na conversão!

A estrutura de uma landing page de sucesso

Criar uma landing page de sucesso pode parecer aquele tipo de esforço que dá um trabalhão e demanda o envolvimento de vários profissionais. Mas só parece.

Com novas soluções de marketing digital e de web design no mercado, ter acesso a ferramentas para criação de LPs ficou muito mais fácil.

O trabalho não envolve mais a contratação de um designer e de um programador, por exemplo.

Nem demora dias para ficar pronto.

Basta escolher a ferramenta mais adequada à sua necessidade criativa e seguir a estrutura considerada ideal.

Sim, existe uma espécie de roteiro para uma landing page de sucesso.

E é sobre os seus elementos imprescindíveis que vou falar agora.

Confira tudo aquilo que não pode ficar de fora:

Título e subtítulo

A cada 10 pessoas que chegam a uma página, 8 leem seu cabeçalho, mas somente 20% dos visitantes vão conferir o resto da página.

Isso denota atenção seletiva.

Ou seja, o visitante não tem tempo a perder – e você precisa ir direto ao ponto para captar a sua atenção.

O que pode-se entender com isso é que o título e o subtítulo de uma landing page são mesmo seus principais elementos.

Devem transmitir a proposta de valor que o seu negócio deseja e atrair o visitante para querer saber mais a respeito.

Se o usuário chega à página de destino para baixar um e-book ou se inscrever em um curso online, por exemplo, ele precisa ter essa solução imediatamente à vista.

Nada de enrolação.

A peça também deve transmitir o senso de urgência para que ele seja estimulado a agir mais rápido, sem dar margem para que mude de ideia.

Nesse sentido, um título poderia incluir algo como “baixe agora, só restam 5 minutos”, por exemplo.

Imagem

Tão importante quanto a escolha de um bom título e subtítulo, que transmitem com clareza sua proposta de valor, está escolher uma imagem de qualidade.

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, que ela seja marcante e definitiva.

Talvez uma foto genérica de banco de imagem possa distrair o visitante do foco da conversão.

Quer criar uma imagem diferenciada, mas não sabe usar ferramentas de edição de imagem?

O Canva pode te ajudar.

Trata-se de uma ferramenta muito simples e intuitiva.

Com ela, você pode ter centenas de templates prontos, basta personalizar para usar.

Descrição da oferta

É o que vai ajudar a empresa a vender a sua ideia e a eliminar possíveis dúvidas da mente de seu visitante.

Para melhorar a experiência de leitura e a escaneabilidade do conteúdo, siga estas dicas:

  • Destaque em negrito ou cores alegres termos importantes, como botões de CTA, destacando esse tipo de conteúdo
  • Foque nos benefícios e não apenas em números ou funcionalidades
  • Procure fazer frases curtas e objetivas
  • Se preferir, use vídeos curtos e explicativos
  • Utilize bullet points para facilitar a leitura.

Para incrementar a LP, aposte na inserção de evidências, como prova social.

Incluir depoimentos de pessoas que compraram, baixaram ou encontraram valor na sua oferta vai ajudar seus visitantes a tomarem ação.

Eles funcionam como recomendações.

White space

Assim como toda página web, uma landing page deve ser arquitetada segundo os bons princípios de usabilidade.

Um deles diz respeito à experiência de leitura online, que é um pouco diferente da que acontece quando lemos em suporte físico.

A propósito, já até falei sobre esse tema por aqui, em um artigo no qual discuto o padrão de leitura em “F”.

Independentemente de como a pessoa lê, é fato que o ideal é evitar blocos grandes de texto quando se escreve para a web.

Por esse princípio, chegamos a um importante elemento de uma página de destino: o white space.

Embora subestimado, o espaço em branco entre os elementos visuais é fundamental, pois ajuda a criar harmonia entre imagens e textos.

Sendo assim, ele é muito importante no sentido de criar conforto estético e também para facilitar a leitura.

Prova social

Nada melhor do que a indicação de alguém que já consumiu um produto ou serviço para se certificar de que vale a pena pagar por ele, certo?

Para reforçar a validade de uma oferta em uma landing page, é muito interessante inserir testemunhos de pessoas que testaram e aprovaram a marca.

Cabe aqui destacar o Trust Barometer 2020, que faz importantes revelações sobre o comportamento do consumidor.

De acordo com o estudo, 78% das pessoas afirmam que provavelmente defenderão suas marcas favoritas ou compartilharão seus conteúdos.

Isso significa que cada cliente conquistado pode ajudar a dar ainda mais autoridade a sua próxima LP.

Formulário

Como é no formulário que acontece a grande mágica – a conversão –, dedique uma atenção especial a ele.

Uma boa prática para montar seu formulário de conversão é focar apenas em informações que realmente precisa coletar dos leads.

Lembre que, quanto mais dados você pedir sobre ele ou a empresa dele, mais ele vai pensar em abandonar seu formulário sem dar qualquer satisfação.

Quais informações pedir no formulário?

Nas empresas em que marketing e vendas estão mais estruturados, as informações da landing page são decisivas para que o time de vendas faça a sua parte.

Lembre-se de que o objetivo de toda página de aterrissagem é a conversão, por isso, as informações que o lead repassar devem ajudar nesse sentido.

Cada caso é um caso, portanto, vale analisar bem a oferta em questão para definir que tipo de dados serão solicitados.

Em uma oferta de ebook voltado para profissionais da área médica, por exemplo, pode ser interessante pedir que o lead informe sua especialidade.

De forma básica, o formulário padrão deve ter campos para o usuário informar:

  • Email;
  • Telefone;
  • Nome;
  • Empresa em que trabalha;
  • Tamanho da empresa.

Call to Action

Já disse por aqui também que a maior parte das pessoas que acessarem sua LP não serão convertidas imediatamente.

Também mencionei, citando estatísticas da Crazy Egg, que entre 70% e 90% das pessoas vão sair do seu site para nunca mais voltar.

Uma das maneiras de evitar que essa taxa permaneça elevada é criar um Call to Action (CTA) incisivo e irresistível.

Faça isso por meio de botões com efeitos especiais ou animações, desde que seja com bom senso e sem apelação.

O site da Joanna Wiebe traz um bom exemplo desse tipo de estratégia.

Landing pages e a LGPD

Todo site voltado para o público brasileiro precisa estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.

Trata-se da legislação federal criada em 2018 e que entrou em vigor em 2020 para disciplinar o uso de dados pessoais no país.

A partir dela, toda captura e compartilhamento de informações pessoais na internet deve ser muito bem planejada.

Com as landing pages, então, esse é um ponto inegociável. 

A atenção a essa adequação precisa ser muito grande, já que elas costumam solicitar dados sigilosos e de contato.

Além de ser obrigatório contar com a permissão do usuário para coletar e tratar esses dados, é necessário informar o que será feito com eles.

É importante prestar atenção às funcionalidades da plataforma usada para criar a página de conversão e verificar se elas são desenvolvidas para cumprir o que determina a lei.

Quais as vantagens de criar uma landing page de vendas?

Lembra que eu falei da importância lá em cima?

Agora vou reforçar isso com as vantagens.

Uma pesquisa da Propmark revela que 70% das decisões de compra são tomadas no próprio ponto de venda.

Vale também destacar uma pesquisa da Aberje, segundo a qual 62% das pessoas disseram gostar de receber sugestões de ofertas em redes sociais e sites.

Uma LP estrategicamente construída ajuda a aproveitar esses dois tipos de comportamento de consumo.

Além dessas, há outras vantagens que esse tipo de página de conversão pode proporcionar, considerando uma estratégia de marketing digital.

Três delas eu destaco a seguir, confira:

Segmentação de leads

Um dos principais desafios em fazer marketing pela web é segmentar leads com precisão.

Quem consegue fazer isso bem pode gerar ofertas irresistíveis, já que sabe exatamente em qual estágio do funil de conversão a pessoa se encontra.

A landing page é a sua melhor aliada para fazer esse mapeamento.

Digamos que você quer segmentar seus leads de meio de funil.

Para isso, uma página de destino com uma oferta de ebook pode ser a melhor maneira de coletar emails de pessoas que estão nesse estágio da jornada de compra.

Lead scoring

Outra importante vantagem de uma LP é permitir que seus leads sejam classificados de acordo com uma pontuação, chamada de lead scoring.

Basicamente, ela atribui a leads mais próximos da conversão pontuações mais altas, enquanto aqueles que estão mais longe têm notas mais baixas.

Nesse processo, os leads com melhores pontuações podem ser repassados para o time de vendas para fechar negócio.

Reduzir o custo de aquisição de clientes

Como vimos, a landing page é uma forma de explorar o comportamento de consumo imediatista.

Ao fazer isso, sua empresa cria uma espécie de “atalho”, diminuindo sensivelmente o esforço de prospecção.

Portanto, ela poupa tempo e recursos que seriam usados para elaborar conteúdos de topo de funil para atrair visitantes e prospects.

Dessa forma, o custo de aquisição de clientes, o CAC, é também reduzido, abrindo espaço para que seu negócio invista mais em ações de fidelização.

Tipos de landing page

Captura de leads

Esse é o tipo mais comum, e seu objetivo principal é capturar informações de contato do visitante, como nome, e-mail ou telefone.

 Essas páginas costumam oferecer algo de valor em troca dos dados, como um e-book, webinar gratuito, ou um teste grátis. 

As páginas de captura de leads têm um layout simples, focado em um formulário de inscrição e uma oferta atraente, e são essenciais para alimentar sua base de leads e construir um relacionamento inicial com seu público.

Vendas

Quando o objetivo é vender um produto ou serviço diretamente, as páginas de vendas entram em ação. 

Elas são projetadas para levar o visitante a uma compra imediata, oferecendo informações detalhadas sobre o produto, depoimentos, imagens e um botão de chamada para ação claro, como “Compre agora”. 

Esse tipo é bem comum em campanhas de e-commerce, lançamentos de produtos ou ofertas limitadas, onde o foco está em convencer o visitante a agir no momento.

Agradecimento

Uma thank you page — que no bom e velho português significa “página de agradecimento” — nada mais é do que uma atitude de gratidão e confirmação que você oferece após a tomada de ação do lead.

E, convenhamos, nada mais justo do que agradecer a ele pelo tempo despendido para preencher seu formulário, certo?

Ou confirmar que terá acesso a uma oferta especial…

Para você, além do agradecimento, essa página tem por objetivo garantir que o lead siga navegando em seu site.

Por isso, uma boa prática é inserir um menu de navegação nela.

Outra opção é selecionar conteúdos que também acredita ser do interesse da persona e oferecer como tópicos relacionados.

É uma estratégia que visa enriquecer a experiência do visitante com a sua empresa.

Passo a passo: como criar uma landing page

Curioso para aprender a criar uma landing page para converter e gerar leads para o seu negócio?

Aqui vai um passo a passo simplificado sobre o que deve ser feito:

1. Crie o título

Aguce a curiosidade do visitante e procure demonstrar, logo de cara, qual benefício ele vai ter com a conversão.

2. Crie o subtítulo

O subtítulo deve funcionar como uma extensão do título, dando informações extras para ajudar a convencer o usuário a converter.

3. Escreva os textos

Focando nos benefícios e não apenas nas funcionalidades da sua oferta, escreva textos com frases curtas e vendedoras.

Revise quantas vezes for preciso para eliminar todas as dúvidas que possam surgir na cabeça do visitante.

4. Defina imagens

Reflita sua proposta de valor e oferta na escolha das imagens para a página de destino.

Para ter certeza de que fez a escolha certa, observe a imagem sem olhar antes para o título e subtítulo escolhidos.

Se realmente fizer sentido dentro do contexto em que está inserida, siga com ela.

5. Escolha um modelo de página em que o conteúdo planejado se adapte

Para que o visual da LP fique mais limpo e agradável aos olhos, prefira um design que não deixe seu texto ou imagem tão pequenos ou tão grandes.

O modelo de página precisa se adaptar aos elementos definidos.

6. Adicione o conteúdo à página

Com a ajuda de um software de criação, você poupa bastante tempo para incluir o conteúdo à página de destino que acaba de criar.

7. Determine os campos do formulário

A definição das informações que você vai pedir para o visitante em seu formulário dependem de três fatores:

  1. O tipo da oferta que está oferecendo;
  2. A persona que vai recebê-la;
  3. O estágio do funil de vendas em que ela provavelmente se encontra.

8. Customize a identidade e imagens da página

Não adianta nada investir tempo para criar uma landing page incrível em termos de identidade visual se ela não se parece com a comunicação do seu negócio.

Procure usar a mesma paleta de cores e fontes da marca, seja a que está disponível no site ou em todas as suas peças.

Também prefira cores contrastantes nos CTAs.

Quanto custa criar uma landing page?

“Bacana, Neil! Mas esse negócio de LP deve custar caro hein?”

Pode custar caro, se você decidir pela contratação dos melhores profissionais e utilizar as plataformas e recursos mais caros para criação de sites.

Mas deixa eu te contar um segredo: caso o orçamento esteja apertado ou sua empresa esteja dando os primeiros passos, não precisa ser assim. 

Aqui no blog mesmo, já destaquei 13 alternativas para criar landing pages a baixo custo ou de graça.

Acredite: nem sempre o melhor é o mais caro.

Por isso, se está em seus planos montar uma página de aterrissagem profissional, não deixe de conferir esse conteúdo depois da leitura.

Exemplos de landing pages famosas

Um exemplo sempre ajuda na inspiração.

Três, então, melhor ainda!

Eu fiz um post só com os melhores exemplos de LP, inclusive.

Mas vou aproveitar para trazer outros aqui.

Confira estas três ideias de landing pages:

1. Ebook sobre planejamento estratégico da Endeavor

Com cores que combinam com a identidade visual da Endeavor Brasil, a LP apresenta uma ilustração da oferta, com objetividade e frases curtas.

2. Glossário cervejeiro do Lamas BrewShop

Nessa landing page informativa que oferece um ebook com um glossário cervejeiro, o Lamas BrewShop atrai não só cervejeiros como também curiosos.

3. Vídeo ao fundo da Row House

Além de seu design elegante, a página de conversão da Row House se destaca das outras devido ao chamativo vídeo de reprodução automática em segundo plano.

Nele, aparecem as pessoas se exercitando na academia, o que já serve como um ótimo cartão de visitas para a marca.

Lembrando que, segundo uma pesquisa da Wyzowl (em inglês), 78% dos profissionais de marketing declaram que os vídeos ajudam a vender mais.

Assim, nada mais adequado do que unir o útil ao agradável, usando os vídeos para mostrar o seu valor.

Como escolher uma ferramenta para criar landing page?

Para que você escolha uma ferramenta de criação de landing page para chamar de sua, ela precisa ter mais do que praticidade.

Precisa oferecer:

  • Boa variedade de templates;
  • Conversão social;
  • Estatísticas de acesso;
  • Facilidade e flexibilidade para a edição;
  • Formulários inteligentes;
  • Plugins de SEO;
  • Possibilidade de integrações com outros sistemas;
  • Responsividade;
  • Um site seguro com HTTPS.

As 5 melhores ferramentas para criar landing pages

Se você ainda não conhece nenhuma ferramenta para criar landing pages, tenho algumas dicas para lhe passar.

As 5 melhores ferramentas para criar LPs são as seguintes:

1. RD Station Marketing

Preferida por 46,3% dos participantes da pesquisa, é a primeira ferramenta de automação de marketing disponível no Brasil.

O RD Station Marketing oferece desde o gerenciamento de ações de email marketing até a edição de landing pages e gestão de leads.

2. HubSpot

Talvez seja a ferramenta de automação mais usada no mundo.

Fácil de ser utilizado, o HubSpot permite a integração com outras ferramentas e a gestão de contatos do funil de vendas.

Sua única desvantagem é que exige o pagamento em dólar.

Mas se você tem orçamento para investir nela, certamente, não vai se arrepender.

3. Contact Form 7

Com o diferencial de funcionar como um plugin do WordPress, o Contact Form 7 permite o gerenciamento de vários formulários de contato e a personalização deles e do conteúdo de emails.

Já é usado por mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo e possui quatro estrelas na classificação no site do WordPress – que vai até cinco.

4. OptimizePress

O OptimizePress é aquela ferramenta que permite que você construa sua landing page tranquilamente mesmo sem ter tanto conhecimento técnico.

Você pode criar sua página de destino facilmente, usando recursos de arraste e solte e incluindo livremente blocos de conteúdo e os elementos que preferir.

5. Unbounce

Esbanjando criatividade em seus designs, a Unbounce oferece templates incríveis e responsivos.

É uma das mais famosas para a otimização dessas páginas.

Mas, assim como a HubSpot, é uma das mais caras do mercado e também só permite pagamento em dólar.

Como utilizar SEO para landing pages?

Ainda que uma LP possa ser promovida por anúncios, nada impede que ela seja também ranqueada nos resultados orgânicos nos motores de busca.

Isso sem contar que, até mesmo na mídia paga, você precisará utilizar palavras chave que atraiam as pessoas interessadas no que estiver sendo anunciado na página de conversão.

Portanto, é sempre recomendável investir em otimização para motores de busca (SEO), a fim de conquistar as melhores posições nas SERP, principalmente do Google.

Eu explico como fazer isso nos tópicos a seguir.

Escolha a palavra-chave a ser trabalhada

O elemento mais importante em toda iniciativa de SEO é a palavra-chave, e na página de destino não é diferente.

Nesse caso, a escolha precisa ser bastante criteriosa, considerando três fatores essenciais:

  • Volume de buscas: quantas vezes essa palavra chave tem aparecido nos resultados das buscas em um certo período
  • Concorrência: quantas páginas estão explorando essa palavra chave
  • Custo: o custo médio para a keyword nas mídias pagas.

Em certos casos, pode ser melhor explorar um termo com um volume menor de buscas em razão da menor concorrência e dos custos.

Decida com base nos seus objetivos e, claro, no orçamento que tiver disponível, caso pretenda explorar os anúncios.

Elabore um bom snippet

Keywords são importantes, mas não dizem tudo.

Tão relevantes quanto as palavras-chave são as descrições que as acompanham na forma de snippets.

Elas são usadas pelos robôs do Google para definir se um conteúdo é ou não de qualidade e se reflete nas intenções de busca.

Um bom snippet pode elevar sua landing page ao cobiçado fragmento de destaque nos resultados do Google, o “featured snippet”.

Trata-se daquele box que aparece acima dos resultados comuns da busca orgânica, conferindo ainda mais autoridade a um conteúdo e, em consequência, a um site.

Considere o conteúdo no contexto

A maioria das LPs são constituídas por um formulário e algumas frases para descrever o produto, serviço ou infoproduto ofertado.

Não é errado ficar só nisso, mas para ter resultados ainda melhores, é recomendável que a página de conversão seja tão informativa quanto um blog post.

Isso serve principalmente para as páginas “evergreen”, ou seja, aquelas que não têm prazo para serem derrubadas.

Para essas, um conteúdo completo é praticamente obrigatório para mantê-la nas posições mais altas dos resultados de busca.

Atente-se às imagens

Conteúdos escritos informam, mas são as imagens que fazem com que as pessoas sintam vontade de permanecer em uma página de conversão.

Essa capacidade de gerar conversões é comprovada por números.

Como revela um estudo divulgado pela Thrive My Way (em inglês), o uso de imagens em landing pages pode aumentar o CTR em 66%.

Os vídeos têm um potencial ainda maior, já que, de acordo com a mesma pesquisa, o uso desse tipo de mídia pode gerar um incremento de 86% nas conversões.

Invista também em templates para mobile

A responsividade continua a ser um dos principais fatores para obter um bom ranqueamento, como mostra o programa Accelerated Mobile Pages (AMP) do Google.

Isso sem contar que, com a crescente valorização dos resultados locais, é fundamental contar com páginas otimizadas para uso em dispositivos móveis.

Assim, não deixe de utilizar na configuração das suas LPs templates mobile friendly, de preferência alinhados às diretrizes do programa AMP.

Além de fazer com que sua página de conversão ganhe posições na SERP, essa simples medida potencializa as conversões, ao facilitar a experiência do usuário.

Prefira formulários enxutos

Eu sei que, em certos casos, é necessário coletar uma série de informações sobre o usuário, a fim de liberar o acesso a uma oferta.

Porém, como mostra a Pro Face Off (em inglês), nada menos que 81% das pessoas abandonam um formulário antes de preenchê-lo por completo.

Por essa razão, acredito que uma boa página de destino é aquela em que o usuário precisa fazer o mínimo de esforço para ser convertido.

Defendo que, se possível, você só peça duas informações: o nome da pessoa e o e-mail, nada mais.

8 dicas para tornar sua landing page ainda mais eficaz

Para concluir, vamos recordar as boas práticas para quem quer criar uma landing page de sucesso?

Comento brevemente cada uma delas:

1. Deixe a proposta clara

Para atrair o interesse do usuário e provocar nele uma primeira boa impressão.

2. Use um call to action atrativo

Para mostrar ao visitante o que ele pode fazer em sua página de destino.

3. Tenha um layout leve

Para que o usuário consiga navegar e encontrar informações com facilidade.

4. Seja objetivo

Para focar apenas nos pontos principais da sua oferta e não em transformar o conteúdo da landing page em um manual de instruções.

5. Use recursos visuais

Para atrair a atenção dos visitantes da sua página e guiar o olhar deles, naturalmente, para as informações mais relevantes.

6. Tenha títulos chamativos

Para entregar sua proposta de valor e fazer o usuário entender como vai beneficiá-lo com a sua oferta a ele.

7. Deixe o formulário simples

Para tornar a leitura mais fácil e agradável e fazer com que ele tome uma ação mais rapidamente.

8. Remova as distrações

Para que o visitante não perca tempo e abandone seu formulário antes mesmo de preenchê-lo.

Métricas das landing pages para acompanhar

Como em toda ação de marketing digital, a criação de uma landing page requer acompanhamento para confirmar se os resultados esperados estão sendo atingidos.

Também é uma maneira de se fazer correções, caso necessárias, ou de acrescentar algum detalhe que tenha escapado durante a construção.

Por isso, é de grande importância que você defina indicadores-chave de performance (KPIs) que o ajudem a medir o sucesso da página.

Conheça quatro dos mais relevantes a seguir.

Taxa de conversão

Já que o objetivo principal de uma página de destino é converter, nada mais natural que medir a sua taxa de conversão enquanto estiver no ar.

Basicamente, por essa taxa, a empresa busca saber em percentuais qual a proporção de leads está sendo efetivamente convertida, ou seja, fechando negócio ou aderindo a uma oferta.

Digamos que você quer saber sua taxa de conversão em uma página que converteu 1,5 mil visitantes em 200 leads.

Nesse caso, a conta fica assim:

200 / 1.500 * 100 = 13,3%

Taxa de cliques

Não é apenas dentro da LP que os resultados podem ser medidos.

Uma das formas de avaliar se a oferta de uma página de conversão está de fato atraindo as pessoas certas é medir o Click Through Rate (CTR), ou taxa de cliques.

Consiste em saber quantas pessoas que visualizaram o link que leva ao landing page clicaram nele.

Embora as plataformas de analytics forneçam essa métrica, vale conhecer como ela é calculada, até porque a fórmula é muito simples:

CTR = quantidade de cliques / quantidade de visualizações

Custo por lead

Embora uma página de destino possa ser construída até sem custos, como já vimos, na maioria dos casos será necessário algum investimento.

Evidentemente, você espera que os leads gerados sejam em número e qualidade suficientes para compensar o valor gasto.

Para saber se esse objetivo está sendo atingido, a métrica a ser usada é a que calcula o custo por lead (CPL).

Seu cálculo também é bastante simples: basta dividir o valor gasto na campanha da landing page pelo número de leads gerados.

Então, se uma página que gerou 100 leads custou R$1 mil, seu CPL será de R$10,00.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição, ou bounce rate, consiste na proporção de pessoas que acessaram uma página e a abandonaram em seguida, sem realizar nenhuma interação.

É importante destacar que essa é uma métrica diferente da taxa de saída, na qual se busca saber quantas pessoas deixam um site a partir de uma certa página, tendo antes navegado pelo site.

Essa é mais uma métrica cujo cálculo é realizado automaticamente pelas ferramentas de analytics, tanto do Google quanto do Facebook.

Por isso, recomendo vivamente que você não deixe de acompanhá-la nos dashboards do Google Analytics vinculado à LP.

Não deixe também de conferir 13 dicas para melhorar a taxa de rejeição do seu site ou página de conversão.

Como fazer a divulgação da landing page?

Em marketing digital, não basta que alguém veja um conteúdo, mas que ele seja consumido pelas pessoas certas e tenha um volume adequado de visualizações.

Isso significa que, para que uma página de conversão gere resultados, você precisará investir na promoção e divulgação dela.

Para isso, existem quatro canais que considero indispensáveis, não só pela abrangência, mas pela possibilidade que eles oferecem também para avaliar os resultados.

Confira a seguir.

Site e blog

Todo esforço de marketing de conteúdo em busca de resultados orgânicos começa pelos conteúdos escritos em blogs e sites.

Até porque boa parte das páginas de destino são acessadas a partir de artigos informativos, nos quais são inseridos os Calls-to-Action direcionando para essas páginas.

É como se este artigo que você está lendo tivesse como objetivo gerar conversões por meio do download de um e-book sobre o tema.

Se fosse assim, ao final do texto você veria um CTA direcionando para a página de conversão, na qual, depois de inserir seus dados, o download do material seria liberado.

Redes sociais

O mesmo papel dos blogs e sites pode ser desempenhado pelas redes sociais.

Logo, você pode criar publicações que chamem a atenção para um tema e, ao final, levar o usuário a uma LP por um link.

Se desejar, pode até usar um encurtador de URLs, de maneira que possa monitorar suas conversões com precisão ainda maior, como é o caso do bit.ly e muitos outros.

Vale prestar atenção ao tipo de conversão desejada e o perfil do seu público para escolher a rede social mais adequada aos seus interesses.

O Instagram, por exemplo, pode ser ótimo para direcionar para LPs de conversão para produtos de vestuário.

Mídias pagas

Um conteúdo pode levar tempo para aparecer com destaque na primeira página dos resultados orgânicos das buscas.

É por essa razão que, para acelerar o processo, as empresas investem em mídia paga.

Os anúncios são uma forma rápida e garantida de aumentar a visibilidade, atraindo audiência qualificada por meio de palavras-chave.

Isso vale principalmente para landing pages criadas para promover produtos ou serviços em um prazo determinado, como nas promoções da Black Friday.

Também são altamente indicadas para sites recém-lançados e que ainda não contam com uma audiência cativa.

Email marketing

Segundo a Oberlo (em inglês), para cada dólar investido em email marketing, é esperado um retorno 42 vezes maior.

Acho que nem preciso me alongar muito para reforçar a importância de uma estratégia de marketing digital que utilize esse canal de comunicação.

Além de eficaz, o email marketing tem uma série de vantagens, se comparado com outras mídias.

Diferentemente das redes sociais, ele nunca sai de moda, nem deixa de ser utilizado porque a pessoa enjoou.

Enquanto artigos de blogs podem ficar datados, os e-mails servem como um registro, uma fonte de consulta pessoal que pode ser consultada a qualquer momento.

Lembra do guia completo de marketing digital que eu falei lá em cima? É hora de você seguir nossa dica e baixar gratuitamente!

Conclusão

Com oportunidades de sobra para otimizar sua estratégia de marketing, a landing page pode melhorar a percepção de clientes e prospects e gerar mais negócios.

Mas para que você perceba suas vantagens, a curto prazo, procure se atentar a todas as boas práticas e dicas que compartilhei por aqui.

Agora, ter sucesso na geração de leads, é com você!

Entenda bem a sua persona e como gerar valor para ela.

Cumprida essa missão, é só montar uma LP e ver seus resultados decolarem.

Já teve alguma experiência com conversão de leads e quer dividir comigo e com outros leitores que desejam aprender mais sobre landing page?

Compartilhe aqui nos comentários!

Perguntas frequentes sobre landing pages

O que é landing page?

É uma página na internet criada com o objetivo de converter visitantes em leads ou clientes. 

É um local de destino em que o visitante é direcionado após clicar em um anúncio ou outro link, como em um e-mail ou publicação em rede social.

Quanto custa criar uma landing page?

O custo para criar varia. Os valores partem de aproximadamente R$ 500, podendo chegar aos quatro dígitos, no caso das agências de maior porte ou full services em marketing digital.

Quais são as melhores ferramentas para landing page?

Existem plataformas desenvolvidas especificamente para criação, algumas com recursos gratuitos. Algumas das mais conhecidas são:

  • HubSpot
  • Unbounce
  • Instapage
  • Lander
  • Themeforest
  • PageWiz
  • LeadPages.

Quais são as principais métricas de landing pages?

Normalmente, landing pages têm como objetivo principal converter. Portanto, a taxa de conversão é a principal métrica a ser avaliada para medir o seu sucesso. Aliás, é por esse motivo que elas são chamadas de páginas de conversão.

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Consultoria com Neil Patel
Neil Patel

About the author:

Co Founder of NP Digital & Owner of Ubersuggest

Ele é o co-fundador da NP Digital. O The Wall Street Journal o considera como influenciador top na web. A Forbes diz que ele está entre os 10 melhores profissionais de marketing e a Enterpreuner Magazine diz que ele criou uma das 100 empresas mais brilhantes do mercado. O Neil é um autor best-seller do New York Times e foi reconhecido como um dos 100 melhores empreendedores até 30 anos pelo presidente Obama e como um dos 100 melhores até 35 anos pelas Nações Unidas.

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source: https://neilpatel.com/br/blog/landing-page-o-que-e/